Ninjas e Samurais para a 5ª edição de D&D.

Primeiramente, eu TENHO que fazer essa introdução: esse blog não é dedicado à material original, e sim traduzido, e eu sempre vou postar o original para dar o devido crédito a quem escreveu.

Minha intenção não é roubar nada de ninguém, mas apenas fazer com que uma pequena parte da enorme quantidade de informação produzida em inglês seja transmitida para os jogadores e mestres que falam português.

Portanto, com as devidas explicações, segue um artigo muito bacana sobre a criação de ninjas e samurais para a 5ª edição do D&D, pois eu vi que são classes muito procuradas pela comunidade.

Esse grande artigo foi escrito pelo Mike, do Tribality.com, outro blog que recomendo para qualquer pessoa que queira se aventurar por novas ideias no RPG.

Preciso dizer também que é bem complicado traduzir algo para o português quando as próprias regras do jogo também estão em inglês e eu ainda não li o material básico traduzido que a comunidade fez no Facebook, então para os termos que eu não sei exatamente a tradução utilizada, ou ficariam um pouco duvidosas com relação à sua correspondente em português, eu usei ambas as palavras com a inglesa em parênteses.

Por fim, não são classes novas, mas sim arquétipos construídos por meio das opções no livro do jogador.

Espero que vocês gostem assim como eu gostei!

Aventuras Orientais – Samurai e Ninja

Há alguns meses atrás, quando eu recebi o Livro do Jogador da 5ª edição do D&D, eu criei um personagem Samurai e outro Ninja. Pra fazer isso, juntei algumas informações do livro Aventuras Orientais do AD&D, da Wikipedia, e mais algumas coisas que eu peguei de outras pessoas nos fóruns.

Com o lançamento do Guia do Mestre fiquei animado em ver que lá tem uma seção sobre campanhas em um cenário Wuxia (pg. 41). Então juntei meus posts e anotações antigas e revisei o que eu havia feito com esses dois personagens que criei. Também coloquei uma adaptação do background criminoso, para alguém que pertença a um Clã Ninja.

Então, segue o Samurai que criei usando o Fighter ao invés do Paladino, pois o Paladino é mencionado na campanha Wuxia do Guia do Mestre para fazer um Samurai. E criei também o Ninja que criei usando o Rogue ao invés do Monk. No final está o background do Clã Ninja, com algumas modificações, que eu peguei no EN World.

Samurai

Tinta samurais

Classe. Fighter
Raça. Variante Humano
Modificadores de Atributo. +1 For +1 Con
Atributos Escolhidos. For 15, Des 13, Con 13, Int 10,Sab 10, Cha 12 (27 pontos)
Atributos Final. For 16 (+3), Des 13 (+1), Con 14 (+2), Int 10,Sab 10, Cha 12 (+1)
Habilidade Extra. Percepção
Talento Extra. Martial Adept – Ganhe duas manobras do Battle Master e um dado de superioridade:
1. Evasive Footwork (manobra) – quando você se move, pode gastar um dado de superioridade, jogando o dado e adicionando o número à sua CA até que pare de se mover.
2. Rally (manobra) – Ação bônus – uma criatura amigável que possa te ver ou ouvir ganha pontos de vida temporários iguais à sua jogada do dado de superioridade + modificador de Carisma.
Habilidades. Atletismo, Intimidação
Feature. Second Wind
Especialidade. Great Weapon Fighting.
Background. Nobre – Cavaleiro com 1 escudeiro e 2 ajudantes, você carrega o emblema do seu Xogum, Habilidades: História e Persuasão, Proficiência com ferramentas (Tool proficiency): conjunto de dados (Chō-han).

Equipmentos & Armas.
Espada Longa +5 para acertar, 1d8+3 dano (15gp) (Katana)
Espada Curta  +5 para acertar, 1d6+3 dano (10gp) (Wakizashi)
Arco Longo  +3 para acertar, 1d8+3 dano (50gp) (Yumi)
Aljava (1) (1gp) com Flechas (20) (1gp)
Alabarda +5 para acertar, 1d10+3 dano (20gp) (Naginata)
Início: Chain Shirt CA 14 (50gp) e eventualmente melhore para uma Breastplate CA 15 (Lamellar Yoroi)
Roupas finas (15gp), anel com símbolo (5gp), pergaminho que comprova sua linhagem nobre, bolsa de moedas com 13gp, mochila do explorador (10gp), conjunto de dados.

Level 2

Feature. Action surge

Level 3
Arquétipo Marcial. Battle Master – Adicione mais 3 manobras de sua escolha além daqueles ganhos pelo Talento Martial Adept. Adicione 4 dados de superioridade (1d8) para o total de 5d8.
Estudante da Guerra. Proficiência em Ferramentas de artesão: Materiais de Calígrafo.

Ninja

.

Classe. Rogue
Raça. Variante Humano
Modificadores de Atributo. +1 Des +1 Sab
Atributos Iniciais. For 12, Des 15, Con 10, Int 10, Sab 11, Car 14 (27 pontos)
Atributos Finais. For 12 (+1), Des 16 (+3), Con 10, Int 10, Sab 12 (+1), Car 14 (+2)
Habilidade Extra. Performance
Talento Extra. Skulker (PHB, pg. 170)
Habilidades (4). Atlestismo, Furtividade (Expertise), Acrobacia, and Enganação (Expert)
Proficiências em Armas e Armaduras. Armaduras Leves, Armas Simples, Bestas de Mão, Espadas Longas, Florete, Espadas Curtas
Proficiência em Ferramentas. Ferramentas de Ladrão
Línguas Adicionais. Thieves’ Cant
Ataque Furtivo. +1d6
Background. Clã Ninja (ver abaixo)

Armas e Equipamentos.
Espada Curta +5 para acertar, 1d6+3 dano (10gp) (Ninjatō)
Espada Curta +5 para acertar, 1d6 dano da segunda mão (10gp)
Adaga +5 para acertar 1d4+3 dano, (2gp) (Tanto)
Arco Curto +5 para acertar, 1d6+3 dano (25gp)
Aljava (1) (1gp) com Flechas (20) (1gp)
10 dardos +5 para acertar, 1d4+3 dano (25gp) (Bo-Shuriken)
Foice +3 para acertar, 1d4+1 dano (1gp) (Kama)
Mangual +3 para acertar, 1d8+1 dano (10gp) (Nunchakus)
Armadura de Couro Batido (45gp) (Kusari Katabria) (AC 12 + Des)
Roupas Escuras Comuns com Capuz (5gp)
Mochila do Ladrão (Burglar’s Pack) (16gp) (Ashiko)
Ferramentas de Ladrão (25gp)
Caltrops, sacola com 20 (1gp) (Tetsu-Bishi)
Arpéu (Grappling hook) (2gp) (Kaginawa)
Bolsa de Moedas com 8gp.

Level 2
Feature. Cunning Action

Level 3
Arquétipo. Assassin
Proficiência em Ferramentas. Kit de disfarce (disguise kit), Kit de envenenamento (poisoner kit).
Feature. Assassinate.
Ataque Furtivo. 2d6

Background – Clã Ninja

In Japan, the crows and ravens are embodiments of the warrior, the ninja and servants to Amaterasu, the supreme goddess of the sun and matron of the emperors of Japan.

Você cresceu em um clã ninja, e foi ensinado nos caminhos do shinobi. Um ninja compreende as artes de furtividade e infiltração, seja como um silencioso ladrão, um mestre do disfarce ou um estudante da ilusão e descaminho. Os clãs ninjas tendem a existir em locais remotos, treinando na mesma família e ambiente, e são normalmente contratados por senhores de guerra e generais para realizar operações clandestinas. Apesar de serem assassinos de renome, os ninjas podem ser de tipos mais variados, utilizando diferentes métodos para alcançar seus objetivos.

Habilidades. Sobrevivência, Prestidigitação (Sleight of Hand)
Ferramentas. Kit de Falsificação, Kit de Fitoterapia (Herbalism Kit) (Kusuribin)
Equipmento.  Um conjunto de Roupas de Viagem, 12 dardos (Bo-shuriken), e escolha entre ferramentas de ladrão, kit de alquimista, ou kit de disfarce, além de uma bolsa de cinto com 15gp.

Customização
Clã Ninja. Sua especialidade pode ser furtividade, disfarce ou ilusão. Os Clãs normalmente focam em uma especialidade, ganhando sua reputação e contratos através dela, e a sua associação com algum clã faz com que você carregue essa reputação. Fale com seu Mestre para determinar a especialidade de seu clã, ou escolha sua especialidade na tabela abaixo, ou escolha aleatoriamente com 1d6:
1-2: Assassinos da Sombra – especialistas em infiltração e em matar silenciosamente (Furtividade). Seu clã foca nas habilidades de se esconder, escalar e infiltrar.
3-4: Clã das Muitas Faces – especialistas na enganação e intriga (Disfarce). Seu clã prefere entrar pela porta da frente, geralmente com planos de longo prazo.
5-6: Clã Sakkaku – um grupo de feiticeiros e ilusionistas (Ilusão).  Seu clã se especializou nas artes da alquimia, utilizando fumaça, barulho e fogo ao máximo de sua eficiência para alcançar seus objetivos.

Característica – Clã Ninja
Por ser parte de um Clã, você ganha benefícios únicos que apenas a lealdade à família pode providenciar. Seu clã esconderá você e seus companheiros, e auxiliar com comida, hospedagem e cura.

Características Sugeridas
Por causa de seu isolamento, os clãs tendem a gerar indivíduos com valores e características que nem sempre se encaixam bem com os de outras pessoas. No entanto, o foco no clã e na família faz com que o ninja seja visto como um aliado ferozmente leal.

Traço da personalidade
1. Eu cresci em um local rural remote, e vejo pouco valor em riqueza ou nobreza.
2. Eu me sinto muito mais confortável em locais abertos, longed a vida urbana.
3. Meu clã foi atacado quando eu era mais jovem, fazendo com que eu tenha muita desconfiança em pessoas de fora.
4. Eu acredito muito na lealdade, e sou confiável em qualquer circunstância.
5. O engano faz parte da vida. Não acredite em nada do que eu diga.
6. Eu nunca ficarei de costas para um aporta ou janela, pois estou acostumado com as artes do assassinato.

Ideal
1. Clã. Meu clã é minha família e minha vida. Tudo o que faço é por eles. (Leal)
2. Amizade. Eu sei que as coisas mudam com o tempo, mas a amizade verdadeira permanence. (Bom).
3. Tradição. Os ensinamentos do meu clã permeiam tudo o que faço, mesmo que eles impeçam meu progresso (Leal).
4. Caos. Eu cresci como um forasteiro e sempre serei um. A civilização é organizada para oprimir. (Caótico)
5. Aspiração. Eu espero um dia realizar algo gradioso e retornar para o meu clã como um herói. (Qualquer alinhamento)
6. Ganância. Eu trabalho por dinheiro, e eu faço qualquer trabalho que me pagar bem. (Mau)

Ligação (Bond)
1. Eu estou tentando restaura a honra perdida do meu clã.
2. Eu busco vingança contra aqueles que destruíram meu clã e assassinaram minha família.
3. Meu professor foi um mestre sábio, e eu devo tudo a ele.
4. Eu morrerei antes de entregar o local onde meu clã reside.
5. A inimizade do meu clã com outro clã e mais importante do que qualquer coisa no mundo.
6. Eu procuro uma antiga relíquia de família ou artefato que já pertenceu ao meu clã.

Falha
1. Discrição é o valor mais importante. Eu evitarei uma briga difícil.
2. Luta justa é para os idiotas. Se eu posso envenenar o inimigo ou cortar sua garganta enquanto dorme, eu o farei.
3. Meu foco na tradição está acima do senso comum, o que normalmente me traz dificuldades.
4. Eu incorporo o ideal de “sombrio e misterioso” até o ponto de ser desagradável para quem está ao meu redor.
5. Eu alimento cada rancor e insult, e não posso descansar até ter minha vingança.
6. Eu tenho um segredo vergonhoso, e meu clã irá me matar antes de permitir que eu retorne para casa.

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