GESTALT: PERSONAGENS MULTICLASSE NA 5ª EDIÇÃO

Esse post é o primeiro de uma série de traduções que procurei fazer, já que existe muito material bom disponível exclusivamente em inglês. Essa é uma forma de tornar boas opções de jogo, especialmente para D&D, disponível para mestres e jogadores da língua portuguesa.

O post original desse artigo está disponível no On Multiclassing  in 5th edition, do blog Hack and Slash. Recomendo MUITO esse site para qualquer Mestre que queira desenvolver melhor a sua forma de narrar o jogo.

Sem mais delongas, aí vai o artigo.

GESTALT: PERSONAGENS MULTICLASSE NA 5ª EDIÇÃO.

Multiclass

Multiclasse é algo que não havia funcionado em Dungeons and Dragons desde o ano 2000. No entanto, a 5ª edição nos fez o duplo favor de fazê-lo funcional novamente e também desnecessário.

Antes de tudo, aí vai uma pequena história: personagens não humanos costumavam ter a opção de possuir mais de uma classe ao mesmo tempo, dividindo a sua experiência entre elas. Humanos, por sua vez, tinham a opção especial chamada “Dual-Classing”, onde eles paravam de avançar em uma classe para sempre. Isso tem origem com um personagem de uma mesa do mestre Gygax – Erac – quando esse pc foi transportado para a Terra de Ugor, onde sua magia não funcionava.

Na 3ª edição os jogadores podiam escolher qualquer classe ao subir de nível. Além disso, eles também tinham a opção de escolher milhares e milhares de classes de prestígio, e isso criou muitos problemas:

– Algumas classes concediam muitas habilidades nos níveis iniciais. Não havia muito sentido em permanecer como Ranger até níveis altos, por exemplo.

– Se você escolhesse classes conjuradoras de magia, estria sempre em desvantagem ao fazer multiclasse por causa da importância do nível da magia, a não ser que ambas tivessem progressão na conjuração de magias. Um mago de 6º nível que pegasse um nível em uma classe de prestígio não teria magias de 4º nível até o nível 18, fazendo com que ele fosse mais fraco do que o desejado para encontros em seu nível de dificuldade.

– Personagens podiam ficar com saves (testes de resistência) ridiculamente altos.

– Algumas classes de prestígio criavam exceções às regras, permitindo às classes fazer a troca de habilidades inúteis e transformá-las em habilidades ultrapoderosas.

– Por causa de tudo isso, muitos jogadores passavam boa parte do tempo planejando qual classe eles pegariam e em qual nível, para maximizar certos valores e desequilibrar seus personagens.

A 5ª edição resolveu esses problemas de uma forma muito elegante:

– Magias são divididas por nível, mas quase todas elas podem ser aprimoradas usando um espaço de magia de um nível maior. Você não precisa de “invocar monstro IX”, você conjura seu elemental usando um espaço de magia maior para conjurar um elemental mais poderoso. Quando você se torna um multiclasse, ganhas espaços adicionais, mesmo que não ganhe magias de níveis mais altos.

– Isso significa que mesmo que você perca o poder cru das magias de maior nível, você não fica atrás no nível geral de poder, pois suas magias aumentam de poder de qualquer maneira.

– Não há classes de prestígio. Cada classe possui uma “classe de prestígio” opcional que garante habilidades novas a cada três níveis, o que significa que você não precisa abandonar a sua classe principal.

– Ao se tornar multiclasse você não ganha todas as proficiências e habilidades da nova classe, apenas uma lista restrita.

– Seu bônus de proficiência está ligado ao seu nível total de personagem, ao invés de se basear na sua classe.

– As especializações das classes removem muito da necessidade de ser multiclasse, fazendo com que ele se torne mais uma maneira de customizar o seu personagem, ao invés de ser uma forma de criar personagens mais fortes.

No entanto, na 5ª edição, a multiclasse é essencialmente a mesma da 3ª edição, pois você apenas escolhe a classe que você quer ao subir de nível.

Mas e se eu quiser a forma tradicional da multiclasse, i.e., ter personagens Gestalt na 5ª edição? Personagens capazes de evoluir em mais de uma classe ao mesmo tempo, como na 1ª edição, poderiam proporcionar a mesma experiência. É possível, mas não tão simples.

Paladino-Mago

Evoluindo em duas classes simultaneamente.

Existem alguns problemas que eu preciso avisar antes de mostrar essas regras opcionais:

  1. O ganho de experiência na 5ª ed. não é exponencial da mesma forma que era na 1ª ed.
  2. As classes são planejadas para serem equivalentes e não precisarem de diferentes pontos totais de experiência.

Portanto, nossa maior preocupação é que os personagens Gestalt sempre irão ofuscar classes únicas ou multiclasses no modelo da 3ª edição. E aqui temos algumas mudanças para fazer com que isso funcione:

– Duas ou três classes são selecionadas. Pontos de experiência são divididos igualmente entre essas classes. Nenhuma outra classe pode ser escolhida. Uma vez que a classe alcance o ponto de experiência total, você a evolui de forma simultânea.

– Uma classe é a primária, escolhida pelo jogador. As classes secundária ou terciária ganham apenas as proficiências da tabela multiclasse da página 164 do phb. EXCETO pelos saves (testes de resistência). Se uma combinação de classe recebe proficiência no mesmo save, ela pode escolher proficiência em algum outro.

– As classes dividem pontos de experiência igualmente entre elas.

– Quando ganhar um nível, os dados de vida são rolados, adicionados, divididos por dois ou três, arredondado para cima e depois somado o bônus de Constituição. Por exemplo: um bárbaro/guerreiro rolaria 1d12+1d10 e dividiria por dois para saber os seus pontos de vida no nível 1 e depois somaria seu bônus de Constituição.

– Use o melhor dado de vida para recuperação de pontos de vida.

– As classes não são somadas para determinar o bônus de proficiência. Um guerreiro /mago 4/4 teria +2 de bônus de proficiência, o normal para um personagem de 4º nível.

– Os espaços de magia não são adicionais. Um mago/bruxo controla suas magias de forma separada, ignorando a tabela multiclasse. Ele não pode usar os espaços de magia de bruxo para lançar magias de mago e vice-versa.

– Habilidades de classe que não são mencionados na parte de multiclasse do livro se acumulam, de acordo com o guia de multiclasse do phb.

– É necessário que as classes secundárias e terciárias preencham todos os requisitos da multiclasse no phb.

A experiência deve funcionar da seguinte forma (os valores primários são os mesmos utilizados na 5ª edição, na página 15 do phb):

A coluna de “2 Class Total XP”” indica o quanto de experiência o personagem precisa acumular para evoluir as duas classes de forma simultânea.

A coluna “2CNvE” (2 classes – nível equivalente) indica qual o nível que um personagem de uma só classe teria se tivesse aquele total de experiência.

A coluna “3 Class Total XP” indica o quanto de experiência o personagem precisa acumular para evoluir as duas classes de forma simultânea.

A coluna “3CNvE” (3 classes – nível equivalente) indica qual o nível que um personagem de uma só classe teria se tivesse adquirido aquele total de experiência:

Pontos de Exp. Nível 2 Class Total XP 2CNvE 3 Class Total XP 3CNvE
0 1 0 1 0 1
300 2 600 2 900 3
900 3 1,800 3 2,700 4
2,700 4 5,400 4 8100 5
6,500 5 13,000 5 19,500 6
14,000 6 28,000 7 42,000 8
23,000 7 46,000 8 69,000 10
34,000 8 68,000 10 102,000 12
48,000 9 96,000 11 144.000 14
64,000 10 128,000 13 192,000 15
85,000 11 170,000 15 255,000 17
100,000 12 200,000 16 300,000 18
120,000 13 240,000 17 360,000 20
140,000 14 280,000 18 420,000 21
165,000 15 330,000 19 495,000 22
195,000 16 390,000 20 585,000 23
225,000 17 450,000 21 675,000 25
265,000 18 530,000 23 795,000 26
305,000 19 610,000 24 915,000 28
355,000 20 710,000 24+ 1,065,000 29

Resumidamente, um personagem preciso do dobro do normal para subir de nível simultaneamente em duas classes e o triplo para evoluir em três.

hobgoblin_guard_by_rhineville-d64jfdl

Provavelmente haverá situações onde os personagens convencionais serão ofuscados ou superados pelos personagens multiclasse. Um guerreiro de nível 20 é superior a um guerreiro/mago/ladino 13/13/13? Seu bônus de proficiência, pontos de vida e habilidades da classe o tornam mais poderoso, mas o guerreiro/mago/ladrão é muito mais flexível.

Pelos primeiros três níveis, quando a disparidade for menor, os personagens multiclasse parecerão mais poderosos, mas eles sempre estarão a um passo atrás, subindo de níveis apenas quando os personagens de uma só classe subirem pelo menos um ou dois níveis acima deles.

Como forma de controlar melhor os níveis de poder, e para se certificar de que a multiclasse dê força e sentido ao jogo ao invés de ser apenas uma opção poderosa para os jogadores, limite a multiclasse para certas combinações aprovadas. Por exemplo: apenas permita que anões sejam guerreiros/clérigos, e restrinja elfos a guerreiros/usuário de magia.

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2 respostas para GESTALT: PERSONAGENS MULTICLASSE NA 5ª EDIÇÃO

  1. Parabéns! Ótima iniciativa!

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  2. Luciano Souza disse:

    Artigo muito bom e melhor ainda a iniciativa.
    Parabéns e sucesso.

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